ONG constrói minicasas para moradores de rua

Casas não vão resolver o problema dos sem-teto, o senso de comunidade vai”, diz Alan Graham, criador da ONG Mobile Loaves & Fishes, responsável pela vila Community First. Trata-se de um espaço em Austin, no Texas, onde foram construídas 140 minicasas para abrigar pessoas em situação de rua.

A ideia foi trabalhada por Alan durante mais de uma década, desde que ele começou a distribuir comida para quem ele encontrava vivendo nas ruas de sua cidade. Em parceria com arquitetos, ele chegou ao projeto final, com pequenas moradias compostas basicamente por quartos, enquanto os moradores dividem ambientes como banheiros e cozinhas.

As frentes das casas, que têm pequenas varandas, são voltadas umas às outras, para estimular os moradores a se conhecerem. O local conta com espaço para cachorros, centro médico, jardins, animais de fazenda e um cinema a céu aberto. São os próprios moradores que mantêm tudo funcionando.

A construção do espaço custou cerca de 14 milhões de dólares, levantados junto a doadores. Cada morador precisa pagar aluguel, sendo que muitas vezes o dinheiro provém dos serviços prestados ali mesmo. A ONG Mobile Loaves & Fishes também ajuda os moradores a conseguir empregos e Alan espera que, com isso, eles possam se reerguer e dar lugar a outras pessoas precisando de um lar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.